Mutirão promove 159 atendimentos para população em situação de rua

21 de junho de 2024

Mobilização, realizada pela Sedes, reuniu pontos de atendimentos de diversos órgãos públicos em um só local para a oferta de serviços a esse público; 20 pessoas foram encaminhadas para acolhimento institucional

A Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes) realizou 159 atendimentos de população em situação de rua durante a 7º edição do Mutirão PopRuaJud. A equipe da Sedes também viabilizou o encaminhamento para 20 vagas de acolhimento institucional. Organizado pela Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), da Justiça Federal, o 7º Mutirão PopRuaJud ocorreu na quinta-feira (20), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A mobilização reúne pontos de atendimentos de diversos órgãos públicos em um só local para viabilizar a oferta de serviços a essa população.

Mutirão oferece serviços como a emissão de documentos, cadastro nos sistemas de assistência, atualização em programas sociais e orientações relacionadas ao sistema educacional | Fotos: Renato Raphael/Sedes

A Sedes é um desses parceiros na prestação dos atendimentos socioassistenciais e mobilização das pessoas em situação de rua, por meio das equipes de abordagem social que avisam sobre o mutirão e sensibilizam as famílias.

“Muitas pessoas em situação de rua necessitam de documentos básicos e têm questões judiciais a serem resolvidas, mas não fazem isso porque têm dificuldade de locomoção, não sabem como solicitar. Além disso, muitos perdem os documentos e vêm tirar a segunda via. Ter todos esses órgãos juntos, em um só espaço, Judiciário, Polícia Civil, Defensoria Pública, entre outros, é uma prestação de serviço fundamental. O retorno é muito positivo dos mutirões PopRuaJud”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

“Ter todos esses órgãos juntos, em um só espaço, Judiciário, Polícia Civil, Defensoria Pública, entre outros, é uma prestação de serviço fundamental. O retorno é muito positivo dos mutirões PopRuaJud”

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

Morando na rua há anos, Cássia dos Santos Silva, 35, aproveitou o mutirão para fazer a Certidão de Nascimento dos filhos, de 15 e 3 anos de idade. “É a primeira vez que participo. Eu vim tentar pegar a Certidão de Nascimento deles e ver como está o meu Cadastro Único”, contou.

Nesta edição, as duas unidades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no Plano Piloto e em Taguatinga, serviram como ponto de apoio para os usuários terem acesso ao ônibus fornecido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), que fez transporte gratuito para o local do mutirão. A pasta também forneceu as refeições para pessoas em situação de rua.

Segundo balanço da Sedes, foram realizados 77 atendimentos para inscrição ou atualização do Cadastro Único, que viabiliza o acesso a benefícios sociais federais e distritais, e 88 dos chamados atendimentos de recepção, que são a concessão da carteirinha do idoso, segunda via do RG, atendimentos relacionados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio por morte, auxílio-natalidade (bolsa-maternidade), declaração de isenção para segunda via de RG e auxílio na obtenção de documentação civil.

Para viabilizar os atendimentos socioassistenciais, a Sedes mobilizou cerca de 40 servidores que atuam diretamente nos centros Pop e nas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de acolhimento e coordenação de transferência de tenda e benefícios (Ctrab).

“Os mutirões PopRuaJud fortalecem a rede socioassistencial porque também precisamos de outros atores, da Justiça, de outras secretarias, para agilizar a garantia de direitos da população de rua. Nós também nos aproximamos e conhecemos a rede, o que facilita o nosso trabalho”, explica a diretora de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos da Sedes, Karen Costa.

Mutirão

Além do Governo do Distrito Federal (GDF), participaram desta edição do PopRuaJud DF o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10ª Região), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Polícia Civil do DF (PCDF), Receita Federal, Junta Militar, Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-DF), bem como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O projeto oferece a emissão de documentos (registro civil, CPF, Título de Eleitor, nada consta, carteira de trabalho digital, certificado de reservista, certidões), consultas processuais, redução a termo de demandas e conciliações, cadastros nos sistemas de assistência, benefícios do governo federal (CadÚnico, INSS, FGTS), cadastro e atualização em programas sociais, orientações relacionadas ao sistema educacional e atendimento ao público (corte de cabelo, serviços para animais de estimação, entre outros). Nesta edição, o mutirão também contou com apresentações culturais durante todo o dia.

*Com informações da Sedes

Por Agência Brasília

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