Ao todo, foram realizadas 64,5 mil queixas na capital em 2021. Com 4,4 mil notificações, instituições financeiras ficaram em primeiro lugar no ranking.
Bancos e operadoras de telefone celular registraram o maior número de reclamações dos consumidores do Distrito Federal no Procon, em 2021. Ao todo, foram realizadas 64,5 mil queixas, na capital, o que representa aumento de 1,2% em relação a 2020.
As informações são do Boletim Consumidor 2021, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os dados foram divulgado nesta terça-feira (15), Dia do Consumidor.
Reclamações contra instituições financeiras ficaram em primeiro lugar no ranking e somaram 6,9% do total registrado. Foram 4,4 mil queixas no Distrito Federal
Em segundo lugar, ficam as operadoras de celular, que registraram 4,1 mil queixas, ou seja, 6,3% do total. As agências e operadoras de viagem aparecem logo em seguida, com 3,6% de contestações registradas (2.353).
No ranking dos serviços com maior número de reclamação, estão:
- Banco comercial: 4.496 queixas (6,9%);
- Telefonia celular: 4.109 queixas (6,3%);
- Agências e operadoras de viagens (pacotes turísticos): 2.353 queixas (3,6%);
- Telefonia fixa: 2.187 queixas (3,3%);
- Cartão de crédito: 1.934 queixas (3%).
Nacional
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Operadoras de telefone registraram 172 mil queixas de consumidores em 2021 — Foto: BBC
Em todo o país, foram realizados 1,8 milhão de atendimentos em 2021. O cenário é semelhante ao do Distrito Federal, com bancos e operadoras de telefone liderando o ranking de reclamações.
Segundo o levantamento, reclamações contra instituições financeiras representam 21,6% das queixas realizadas por consumidores brasileiros. Foram cerca de 184 mil em 2021.
Já as operadoras de telefone registraram 172 mil queixas, ou seja, 17,4% do total em todo o país. Varejo e comércio eletrônico (10,6%), concessionárias de energia elétrica (5,2%), e indústria (3,1%) completam o ranking.
Em 2020, o número de reclamações foi maior: aproximadamente 2 milhões. Segundo o Ministério da Justiça, a soma pode ser menor este ano pois, a partir do segundo semestre de 2020, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) deixou de contabilizar os atendimentos realizados pela Fundação Procon/SP, base historicamente relevante do ponto de vista da quantidade de demandas registradas.
Entre 2020 e 2021, o número de atendimentos realizados pelos bancos cresceu 12,7%. A maior quantidade de assistências é do segmento de saneamento — serviços de água e esgoto —, com 65,5%.
De acordo com o levantamento, a pior variação foi registrada pelo setor de energia elétrica, que apresentou queda de 45,2% no número de atendimento de consumidores.