As ações integram a quarta edição da agenda Março Mais Mulher, que é composta por ações e políticas públicas para este público
O mês de março será marcado por diversas ações do governo voltadas para as mulheres, previstas na quarta edição da agenda Março Mais Mulher. São talk-shows e capacitações, além do lançamento de ações e políticas públicas, como a primeira unidade do Espaço Acolher. Os eventos, que tratam de temas como enfrentamento da violência, saúde da mulher e autonomia econômica, ocorrem até o dia 31.
“Nosso papel é dar condições para as mulheres se capacitarem e se prepararem para o mercado de trabalho, mas também para elas se desenvolverem e enfrentarem as dificuldades” – Ericka Filippelli, secretária da Mulher
“A agenda reúne diversas ações, de vários órgãos e secretarias do GDF, não só para promoção, como para proteção da mulher. É ofertado tanto para as servidoras, como também para toda a sociedade”, explica a secretária da Mulher, Ericka Filippelli. “É interessante porque é uma forma de integrar e fortalecer nossas ações, mostrando que o governo é comprometido com a pauta feminina.”
Uma novidade é o lançamento do Espaço Acolher, em Samambaia. O local será a primeira sede do Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds), oferecendo acompanhamento psicossocial às pessoas envolvidas em situação de violência doméstica e familiar.
Ao longo do mês, as mulheres também poderão conhecer o espaço modelo da Casa da Mulher Brasileira montada no JK Shopping, com visitação diária das 10h às 22h
Casa da Mulher Brasileira
Ao longo do mês, as mulheres também poderão conhecer o espaço modelo da Casa da Mulher Brasileira montada no JK Shopping, em Taguatinga, com visitação diária das 10h às 22h. O objetivo é evidenciar as ações de combate à violência do espaço, hoje disponíveis na unidade de Ceilândia.
“Montamos uma loja vitrine, com algumas referências da casa para que possamos mostrar para as pessoas e as mulheres terem essa proximidade com o equipamento. Infelizmente vivemos uma realidade muito difícil com relação à violência doméstica”, avalia a secretária.
Além de uma área para visitação, o espaço terá apresentação de programas governamentais e ainda estará aberto para atendimento. A programação no shopping contará também com palestras.
A casa também é uma forma de divulgar as próximas unidades. Atualmente, o governo aguarda a finalização dos projetos para licitar mais quatro casas da Mulher Brasileira, que serão no Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas, Sobradinho e São Sebastião.
Capacitação
Março também marca o lançamento de dois novos programas da Secretaria da Mulher: Empodera e Realize. “A gente entende que nosso papel é dar condições para as mulheres se capacitarem e se prepararem para o mercado de trabalho, mas também dar condições para elas se desenvolverem e enfrentarem as dificuldades locais”, completa.
O primeiro será uma formação de mulheres líderes. As inscritas aprenderão a apresentar ofícios e projetos, promover abaixo-assinados e falar em público. Já o Realize trabalha no desenvolvimento socioemocional das mulheres com participação dos especialistas da Secretaria da Mulher.
Políticas já em execução terão novas temporadas em março. É o caso do programa Jornada Zero Violência Contra Mulheres e Meninas. Do dia 14 a 17, a ação será em Sobradinho, com lideranças locais divulgando as ações e políticas do GDF voltadas ao acolhimento das mulheres.
Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger